Por Que Dentes Alinhados São Importantes?

 

Existem muitas razões para corrigir os dentes com o uso de aparelhos ortodônticos. A má oclusão (mordida alterada) ocasionada por dentes tortos, sem o encaixe perfeito ou desalinhados, podem resultar em problemas na saúde bucal e/ou geral, na mastigação e consequentemente na qualidade de vida.

Em relação a saúde bucal, dentes fora de posição ficam mais difíceis para execução da escovação, que mesmo sendo realizada de forma correta não permite que as cerdas da escova limpe corretamente o espaço interproximal  de dente e gengiva. E é isso que acaba por facilitar o aparecimento de cáries (destruição da estrutura dental)  ou doenças periodontais (doenças na gengiva e/ou osso alveolar).

Na maioria das vezes para o tratamento destas alterações (cáries, inflamação gengival, acúmulo de placa bacteriana ou formação de tártaro), poderá haver dificuldade de execução devido o mal posicionamento dos dentes. A reconstrução acaba sendo deficiente ou as gengivas pode ficar sangrando com frequência durante a escovação e uso do fio dental. Quando o processo de inflamação gengival aumenta, o osso alveolar que fica ao redor dos dentes podem sofre reabsorção e os dentes podem perder sustentação, levando ate mesmo a perda dentaria.

As bactérias presentes na inflamação gengival, podem chegar à circulação sanguínea e o coração, causando problemas de ordem geral como cardiopatias. Dentre elas a mais seria é a endocardite bacteriana que em sua evolução, pode levar o individuo à morte.

Má oclusão não permite uma boa mastigação. Os dentes tortos não trituram adequadamente os alimentos e estes consumidos desta forma podem causar problemas de digestão.

Uma outra alteração muito comum no cotidiano são as depressões por queda de autoestima devido o descontentamento com o sorriso ou a vergonha por não sorrir. Essas são consideradas doenças de grande impacto nas relações sociais e profissionais. Um belo sorriso devolve a qualidade de vida.

Os aparelhos ortodônticos tipo alinhadores Invisalign são os ideias para a correção de dentes desalinhados. São estéticos, previsíveis e permitem uma higiene bucal mais simples e fácil.

(Fonte: www.Invisalign.com)