Preenchimento Labial – Esclarecendo Dúvidas

 

 

Diversas dúvidas surgem todos os dias sobre preenchimento labial. A técnica de corrigir e aumentar lábios que se popularizou e já conquistou uma série celebridades, como Kylie Jenner, Cristina Aguilera e Lindsay Lohan tem cada vez mais levado adeptas aos consultórios. O que chama atenção na maioria dos casos é o resultado exagerado, que gera desconfianças sobre o efeito provocado pelo procedimento.

O preenchimento labial é um procedimento feito com agulha ou cânula para a introdução de substâncias na região dos lábios com finalidade de delinear seu contorno, aumentar o volume ou até mesmo projetá-los. É considerado um procedimento minimamente invasivo e não uma cirurgia,

O melhor produto utilizado para preencher os lábios  é o Ácido Hialurônico. Ele é matéria-prima do nosso colágeno e, portanto, reconhecido pelo organismo, mesmo quando sintético.

   O preenchimento labial é indicado para:

  • Pessoas com pouco volume labial que não se sentem satisfeitas com isso
  • Pessoas que estão incomodadas com os sinais de envelhecimento
  • Pessoas com patologias orais que passaram por algum alteração de perdas dentárias e acabaram perdendo volume na projeção do lábio.

   Antes da realização do procedimento, o especialista avalia o estado de saúde do paciente que deseja melhorar a forma ou corrigir algum defeito nos lábios. Não há idade apropriada para fazer o preenchimento labial, mas é recomendado que a decisão seja tomada depois dos 18 anos.

 

A técnica para preencher com o uso de ácido hialurônico, consiste em primeiro aplicar uma anestesia sob os lábios do paciente. Após alguns minutos, injeta-se o produto com uma agulha ou microcânula para dar volume, definir o contorno ou corrigir defeitos dos lábios – tudo depende da queixa do paciente. Normalmente, o produto já vem dentro de uma seringa de 1 ml. “A substância é aplicada no contorno, arco do cupido, filtro labial e tubérculos labiais”. A modificação é imediata mas pode gerar efeitos colaterais pós-procedimento que podem variar de pessoa para pessoa. No primeiro dia, pode ocorrer um inchaço importante. Isso porque o ácido hialurônico tem o poder de atrair água, aumentando o volume dos lábios numa proporção maior do que o desejado. Com o passar dos dias, esse efeito tende a desaparecer.

Um lábio ideal é aquele que apresenta volumes e depressões. Eles não são uniformes e possuem um encaixe anatômico entre o lábio superior e inferior (lábio inferior maior que o superior). O contorno labial deve estar sempre bem definido e é por isso que os lábios não podem ser preenchidos de forma aleatória.